quarta-feira, 2 de novembro de 2011

KATA e seus Significados


HEIAN – Paz e Tranquilidade
Há 5 Heians contendo uma grande variedade de técnicas, sendo que quase todas estão relacionadas a posturas básicas. Diz-se que quem tenha aprendido estes 5 Kata pode ter a certeza que será capaz de se defender com muita habilidade na maioria das situações
TEKKI – Cavaleiro de Ferro ou Andar a Cavalo
São 3 os Tekki. O seu nome refere-se à característica destes Kata em que a sua posição é Kiba-dachi. As pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direcção ao centro. Pode ser aplicada para o desenvolvimento do Kime (força)
BASSAI – Romper a Fortaleza ou Atravessar a Fortaleza
Existem 2 Bassai – Dai e Sho, sendo que a forma Sho foi desenvolvida pelo Mestre Funakoshi. São Kata que reúnem as principais técnicas básicas de karaté shotokan. São utilizados num confronto com um adversário superior, que não tenha pontos fracos (fortaleza), no qual o praticante terá que superar os seus próprios limites para conseguir a vitória
KANKU -  Olhar para o Céu ou Contemplar o Céu
São 2 os Kata, sendo um curto e outro longo. O Dai é um kata que tem um pouco de cada Heian e é um dos kata mais longos do estilo Shotokan. O Sho foi desenvolvido pelo Mestre Funakoshi. O nome refere-se ao primeiro movimento do kata no qual se levantam as mãos e olha para o céu
JION – Amor e Gratidão
ENPI – O voo da andorinha
A movimentação característica deste kata é o ataque a um nível mais acima do solo. O movimento representa o voo rápido e ágil da andorinha. È um dos kata mais rápidos so estilo Shotokan.
HANGUETSU – Meia lua
Os movimentos para a frente neste kata, são descritos semi-círculos com as mãos e os pés de maneira característica, tendo o seu nome derivado deste facto. Uma das grandes características é a sua respiração, que é devidamente trabalhada de forma sincrónica com osmovimentos.
JITTE – Dez mãos ou Dez técnicas
A postura neste kata é bastante audaz. Proporciona uma boa condição física, embora seja difícil para iniciantes. O nome Jitte sugere que alguém aprendeu este kata. É tão eficiente como 5 homens de uma só vez.
GANKAKU – O grou sobre a rocha
A característica deste kata é a postura numa só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça, pousada em total equilíbrio numa pedra, prestes a lança-se sobre a sua vítima.
NIJUSHIHO – Vinte e quatro passos
É um kata complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Tem mudanças rápidas e direcção e uma grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.
GOJUSHIHO – Cinquenta e quatro passos
Existem 2 formas deste kata – Dai e Sho. Ém um dos maiores kata do estilo. Neles existem técnicas bem singulares que não são vistas em nenhum outro kata shotohan.
UNSU – Mãos e nuvens
SOCHIN – Espírito inabalável
Significa que domine este kata, nada temerá. É um kata de bases bastante pesadas, primando por um bom desenvolvimento d base, postura e força.
MEIKYO – Espelho limpo ou Espelho da alma
É um kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses já o conheciam muito antes que o Mestre Funakoshi tenha introduzido o karaté de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol, em que ela havia perdido o seu espelho e não se podia admirar, ficando muito aborrecida. Deste modo o mundo ficou nas trevas. Até que, os outros deuses decidiram que alguma coisa teria de ser feita, e então terão enviado um grande guerreiro para realizar a “dança da guerra” do lado de fora da caverna. A “dança da guerra” foi denominada de Meikyo. Meikyo é traduzido como “espelho da alma”. O antigo nome para Meikyo era Rohai.
JIIN – Amor e protecção
Este kata segue o mesmo princípio do kata Jion. É um kata de bases pesadas, sempre visando uma melhor postura do praticante.
CHINTE – Mãos estranhas ou Técnicas estranhas
Possui este nome pela utilização de técnicas pouco comuns (por exemplo: dedo nos olhos). Este kata destina-se a uma situação em que o oponente tem uma vantagem física, tornando-se pois, necessário atacar pontos do corpo onde não haja vantagem física.
WANKAN – Coroa real
Este kata, no passado, era conhecido pelo nome de Shiofu e Hito, que significava coroa do rei. É o mais curto kata do karaté shotokan, só com um kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de kata introduzidos no Japão pelo Mestre Gichin Funakoshi, é geralmente aceite que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido à sua dimensão, existe a ideia de que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. É um kata sem dúvida singular, dado conter técnicas básicas e avançadas, como torções
É o kata com o estilo do Dragão do Mestre Aragaki. Onde ele o treinou, não se tem conhecimento,mas as grandes influências chinesas neste kata sugere que tenha sido no continente chinês. O nome usado em Okinawa Unshou e significa defesa contra a nuvem, ou seja, mesmo que os seus inimigos o rodeiem com uma nuvem, concerteza que você os vencerá se tiver aprendido o kata Unsu. Este é sem dúvida o kata mais curioso do estilo shotokan, por possuir técnicas o mais variadas possíveis, das mais simples às mais complexas, sendo somente indicado para praticantes de alto nível.
Este é o nome original e tem aparecido frequentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o templo Jion. É um kata de bases pesadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário